• Maceió, 23 de abril de 2014
  • Tempo em Maceió
  • 30°C / 21°C
  • Baixe o aplicativo para o seu celular
  • Nosso app para Android/iOS
Compartilhe esta notícia

Governo vai participar da 6ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Evento foi lançado pela Ufal nesta quarta-feira; Secult vai ter estante com programação diversificada

Imprimir

AGÊNCIA ALAGOAS 12/9/2013 às 15:0:34

Café da manhã de lançamento da 6ª edição da Bienal
Café da manhã de lançamento da 6ª edição da Bienal (Foto: Ailton Cruz)
O Governo de Alagoas vai participar, mais uma vez, da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento será realizada entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro 2013, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Nesta quarta-feira (11), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou a 6ª edição da feira, durante café da manhã no Hotel Ponta Verde.
 
Este ano, a Bienal terá como conceito “Do trovadorismo ao cordel”, marcando o entrelaçamento entre Brasil e Portugal e traçando o caminho das manifestações poéticas desde o trovadorismo português ao cordel brasileiro. O evento é uma realização da Ufal, por meio de sua editora, a Edufal
 
Serão disponibilizados 147 estandes para editoras universitárias e comerciais de todo o Brasil e do exterior, com exposição de 22 mil títulos. O público estimado é de 200 mil pessoas, além da realização de palestras, oficinas literárias e de criação, mesas redondas, encontros com escritores nacionais e internacionais, dentre outras atrações que poderão ser conferidas a partir do dia 12 de setembro, no site da Edufal. http://www.edufal.com.br/bienal2013/#programacao
 
Lançamento
 
No lançamento desta quarta-feira o reitor Eurico Lobo agradeceu a participação das diversas instituições públicas e privadas. “A Bienal leva a instituição além de seus limites, é um evento democrático e inclusivo. Estou feliz em ter o apoio de tantos parceiros, como o Governo do Estado”, afirmou.
 
O secretário Osvaldo Viégas esteve presente no lançamento e destacou a participação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no evento. "Esta será a terceira edição consecutiva que a Secult vem contribuindo com a Bienal. Desde 2007, levamos ao público uma programação voltada ao estímulo à leitura, realizando seminários, palestras e oficinas”, destacou.
 
Segundo Viégas, além do VIII Encontro do Proler, a Secult vai realizar o I Seminário Graciliano Ramos, com a participação do doutor em Letras e professor de Literatura Brasileira, Erwin Torralbo, e dos netos de Graciliano, Elizabeth Ramos e Ricardo Ramos Filho. O seminário terá mediação do jornalista e escritor da TV Senado, Maurício Melo Júnior.
 
A diretora da Biblioteca Pública Estadual, Maria Luiza Russo, e o secretário-adjunto da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos, também prestigiaram o lançamento.
 
“A Secult também esteve presente, por meio da Biblioteca Publica Estadual, em 2009 e 2011. Começamos com o encontro Proler/Comitê Maceió. Também levamos palestras, oficinas, contação de história e promoção de escritores alagoanos. A cada Bienal buscamos inovações. Já estivemos presentes, pela primeira vez, com índios alagoanos, lançamento de escritores mirins, com um espaço acessível ao deficiente visual e, este ano, a novidade são as artesãs leitora e interprete de libras”, afirmou.
 
Também estiveram presentes no lançamento a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, diretora da Edufal, Maria Stela Lameiras, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o secretário-adjunto da Comunicação, Guilherme Lamenha.
 
Estande Secult
 
O estande da Secult em 2013 terá uma programação diversificada, promovendo encontro com escritores alagoanos, artesãs de leitura e grupo Literário Alagoano. Entre as atrações para o público infantil, acontece a “Hora do conto: contadores de histórias”, com o grupo Carochinhas e Trupe Navegantes e exibição de áudio-livro.
 
A programação também conta com apresentação do Projeto Carroça de Leitura, de Coruripe, além dos lançamentos de livros e CD’s “Portal de Leitura: escritores alagoanos” e do blog do escritor Douglas Calado.
 
A programação do estante Secult vai ficar aberta ao público, das 10h às 22h, durante todo o período da VI Bienal Internacional do Livro.

Você viu essas?
AVISO: Os comentários abaixo são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Maceió Agora.
AO VIVO: TV Maceió
Chat: Envie sua pergunta e participe!
05:46 - 28/08